-
Arquitectos: Cristina Moya Arquitecta
- Área: 330 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mayte Piera
-
Fabricantes: PalPlastic, Trateu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mas de Lucia é uma propriedade, cujo protagonista é a própria fazenda cercada por uma extensão de laranjeiras, onde atualmente são realizados eventos. Juntamente com Xavier Salvador, trabalhamos para criar um espaço aberto para a celebração de eventos ao ar livre, mas protegido da chuva e do sol e integrar os atuais salões de tipologia industrial na intervenção. A fazenda é uma casa tradicional, de frente para o mar, a leste, onde a brisa vem no verão e é protegida por uma floresta de pinheiros para protegê-la do sol.
Em frente à casa há terraços que apreciam a sombra dos pinheiros para poder sentar no verão fresco. Para falar sobre integração com o meio ambiente, tentamos observar e aprender com o passado e com a própria natureza a fazer nossa proposta. O projeto tenta dialogar com a preexistência e seu ambiente, fala a mesma língua; Trabalhando com a forma e o material. Da mesma forma que a casa da fazenda, são gerados terraços cobertos em frente às salas existentes de frente para o mar, de diferentes dimensões, gerando um conjunto de volumes.
Com o objetivo de integrar as salas existentes de morfologia totalmente diferente, criamos uma única fachada que as ligava, uma linha que se torna um alívio. Tentando estabelecer esse diálogo com o meio ambiente, o projeto se materializa em aço corten, cor terra avermelhada, o mesmo do local também presente na terracota da fazenda. O resultado é um espaço intermediário, uma fronteira entre o interior e o exterior, que o pega e, ao mesmo tempo, permite o contato direto com a natureza.